top of page

     O DEUS QUE NOS CONFORTA

                                                                                                                                                 Lucas 7. 11-17.

 

De um modo ou de outro, a vida sempre nos faz chorar. Choramos pelas dores de uma doença, de uma frustração ou de uma ofensa sofrida. Choramos emocionados pela dura situação de alguém ou de revolta por algo que não podemos mudar. Choramos pela falta de algo ou de alguém, é o choro da necessidade ou da saudade. Choramos diante de fatos dramáticos da vida ou mesmo diante da morte. O fato é que aberta ou particularmente, exterior ou internamente, choramos muitas vezes em nossa vida. 

É interessante perceber que a Bíblia relata muitos choros: de alegria, de emoção, de tristeza, de dor, de saudade e de compaixão. Afinal de contas, a Bíblia fala de gente como a gente, de pessoas de carne e osso. E o mais interessante é ver que mesmo Jesus, sendo o Senhor, também chorou. Chorou de lamento por ver os pecados de Jerusalém e o seu destino. Chorou pela morte do amigo Lázaro a quem ressuscitou. 

O mais importante, todavia, é que Jesus secou muitas lágrimas que estavam sendo vertidas, e hoje pode secar suas lágrimas também. Embora eu não veja, Jesus pode ver o seu coração e sabe como estão seus sentimentos. Ele sabe de suas lágrimas e sabe o que você tem enfrentado. Mas nessa noite ele deseja secar suas lágrimas e devolver-lhe alegria ao coração.

 

CHORAMOS MUITAS VEZES NESTA VIDA. O texto de Lucas 7, relata nos seus primeiros 17 versos dois dramas bem conhecidos de todos nós. Fala primeiramente do drama de um centurião que luta para salvar a vida de seu escravo, acometida de grave doença e à morte. A este Jesus atende e cura o seu escravo, mesmo à distância, de acordo com a sua fé. Ato contínuo, Jesus segue sua caminhada e, chegando à cidade de Naim, se depara com um cortejo fúnebre.

 

Somente Lucas registra tal evento e o faz de modo bem direto e claro, de modo a não deixar dúvidas quanto ao procedimento, sentimentos e motivação do Senhor. De forma direta revela a consolação da chegada de Jesus e seu interesse pela situação.

 

Jesus se depara com a dura e triste conseqüência do pecado, que é a morte e aproveita aquele momento para mostrar que ele é a oposição do pecado, da morte e do inferno. Ele mostra que é a perfeita solução para o maior problema do homem: a morte e a separação eterna de Deus.

 

O quadro revela um enterro. Um enterro é sempre trágico e doloroso. Era o enterro de um filho único de uma viúva. Era uma cena deprimente e lamentável. Alguns passaram por este momento nestes últimos dias. Alguns têm sofrido com lembranças e saudade. Por outro lado, nesta semana pode ter morrido um sonho, uma esperança, uma possibilidade, um sentimento importante.

 

Pode ser que nesta semana você tenha velado o amor por seu cônjuge; a amizade por alguém; a sua fé, quem sabe. Pode ser, por outro lado, que o caixão dos seus principais anseios tenha se fechado e você caminha para o cemitério das saudades desta vida. 

O que eu quero lhe dizer é que assim como Jesus chegou na cidade de Naim ele deseja chegar na sua vida também. Assim como Jesus viu aquela viúva abatida e enlutada, ele está vendo você também. Assim como ele acabou com o enterro, ele deseja acabar com o enterro que possa estar acontecendo em seu coração, e seu lar, em seus negócios, em sua vida financeira, em sua saúde, em seus relacionamentos e em sua fé. 

E ele assim pode fazer porque ele quer confortar sua vida de modo especial. 

 

ELE NOS CONSOLA PELA SUA PRESENÇA. É possível que você esteja acreditando que Deus está atrasado em sua vida. Também foi a percepção daquela mulher. Não sabemos o que causou a morte daquele rapaz, mas se considerarmos que foi por causa de uma doença, podemos supor que todos os recursos possíveis foram tentados, mas por fim, não houve êxito. Se tiver sido por causa súbita e surpreendente, o impacto não foi menor. Nos dois casos ela poderá ter pensado: se o Senhor tivesse guardado! Se o Senhor tivesse atendido e ajudado na cura!

 

Muitas vezes olhamos para a nossa vida e cremos que o Senhor tem estado de fora ou chegado atrasado. Mas a Bíblia mostra que ele se faz presente em nossa vida no momento de maior precisão: “E quando (ele) chegou...” (v.12).

 

Jesus deseja chegar em sua vida também e trazer conforto pela sua presença. Nesta noite Jesus está passando por sua vida, está diante de suas tristezas e do que está morto em seu coração. Você vai parar o cortejo fúnebre para receber Jesus? 

 

ELE NOS CONFORTA PELA SUA COMPAIXÃO. Jesus não chega para condenar e ajudar a destruir. Não sabemos a causa da morte do rapaz. Pode ter morrido por dirigir embriagado, por ter brigado com alguém (pode ser que tenha sido um mau caráter que recebeu a paga por suas trapalhadas), pode ter morrido em função de um descuido de sua saúde. O fato é que Jesus Chega, se faz presente naquele momento doloroso, não apresenta condenação, mas sente dor no coração. A Bíblia diz: “E vendo-a , o Senhor moveu-se de íntima compaixão”(v.13).

 

Jesus sentiu a dor que aquela mãe estava sentindo. Sentiu o sofrimento e a tristeza que havia naquele momento.  Ele tem sentido compaixão por você e pelo que tem sofrido ou passado. Ele tem sentido compaixão pelas lutas de sua vida, de seu lar, de seus filhos. Ele tem sentido compaixão pelos tormentos sofridos no seu casamento, saúde, finanças, ou com seus filhos. Ele sabe e sente a dor da perda de um filho (ainda que ele não tenha morrido, mas que esteja perdido por aí). Jesus sente o que sentimos. Ele sente compaixão por nós. Por isso pode nos confortar. Por isso pode mudar nossa vida.

 

ELE NOS CONFORTA PELA SUA PALAVRA. É maravilhoso saber que na Palavra de Deus podemos abrigar nossa vida e em suas promessas descansar. Enquanto muitos falam e prometem muitas coisas, a palavra do Senhor tem poder e autoridade. Assim como o Senhor criou todas as coisas por sua palavra, e assim como ele ainda hoje restaura vidas por meio de sua palavra, em Naim, o jovem voltou a viver pelo poder da palavra do Senhor. 

 

A Bíblia diz que Jesus chegou, se compadeceu e falou: “Levanta-te”(v.14). Não foi necessário fazer teatro ou embromações. Jesus falou, a vida voltou! Ainda hoje, por sua palavra o Senhor pode mudar tudo em sua vida. Quando Jesus fala, a vida muda!

 

Jesus nesta noite está falando ao seu coração e por sua palavra pode mudar sua vida. Você quer deixar o Senhor mudar sua vida? Por sua palavra o Senhor tem mudado vidas nas cadeias, tem livrado dependentes das suas terríveis drogas, tem restaurado lares e famílias, tem mudado corações, tem mudado situações que estavam perdidas. Ele pode mudar sua vida inteiramente hoje também.

 

Lembre-se que a morte, o inferno e mesmo o diabo se rendem diante do poder da palavra de Deus. 

 

ELE NOS CONFORTA PELO SEU PODER. Quem pode resistir ao poder do Senhor? Por vezes perdemos tempo acreditando nas mentiras de satanás. Ele se apresenta como sendo mais forte e poderoso que o Senhor. Ele tenta nos iludir que a situação está decidida. Olhando a cena e vendo o enterro daquele moço, toda uma multidão abatida e uma mãe arrasada, quem poderia supor haver ainda um rasgo de esperança? 

 

Quando você olha para determinadas situações em sua vida, alguém poderá supor que há solução? Alguém poderá imaginar que há resposta? Olhando para seu casamento, sua necessidade de emprego, sua saúde, poderá haver ainda solução. 

 

Contudo, quando olhamos para o infinito poder de Jesus, o que ele fez e quantas vidas transformou, entendemos que o nosso coração pode se sentir confortado e fortalecido por sabermos que ele tem todo poder para mudar o que quer que seja em nossa vida. Podemos crer que ele pode mudar qualquer situação e circunstância. 

 

Ele pode estar agindo como agiu na vida da viúva: poderia chegar enquanto o rapaz estava vivo; poderia chegar nas primeiras horas depois da morte; poderia ter chegado durante o velório; poderia ter chegado na hora de fechar o caixão. Jesus, todavia, chegou quando tudo parecia perdido, nas portas do cemitério! Mas, se você acredita que já não há mais chance, lembre-se que mesmo no cemitério e depois de quatro dias, Jesus pode agir como agiu na vida de Lázaro e o tirou da morte para a vida. 

 

Jesus tem todo poder! Que tal colocar sua vida e necessidade nas mãos dele? Que tal deixar que ele conforte sua vida? 

 

ELE NOS CONFORTA COM SUAS DÁDIVAS. O que você mais gostaria que Jesus fizesse em sua vida hoje? É pena que as pessoas hoje procuram Jesus querendo dinheiro, prosperidade, riqueza e bens. Acreditam que tais coisas por si só conseguem resolver toda a vida. Estão enganadas!

 

Jesus foi procurado por pessoas ricas, por pessoas que tinham sido ricas, por pessoas muito pobres, por gente de todo o tipo. A necessidade maior de cada uma delas era, de fato, uma vida verdadeira, uma vida abundante. Precisavam de perdão, de fé, de segurança eterna, de paz ao coração. Elas encontraram em Jesus a resposta para hoje e para a eternidade e no seu bojo, receberam respostas para suas necessidades quotidianas também. 

 

Ao devolver a vida àquele rapaz, Jesus está ensinando que ele veio para trazer vida. Sem ele, estamos mortos em nossos pecados, como aquele moço estava morto antes da chegada do Senhor. Com sua chegada, ele traz vida e com a sua vida, ele traz a bênção novamente. 

 

Aquela viúva, com a morte de seu filho, estava fadada à mendicância e ao desamparo. Certamente estaria triste e preocupada também pela falta de recursos que enfrentaria. Alguém poderia ter pedido a Jesus que lhe desse prosperidade, dinheiro, casa, etc. Alguma destas coisas seria mais importante que a vida de seu filho? Certamente que não. Mas, ao trazer o rapaz de volta à vida, Jesus trouxe o mais importante, além de por em ordem a vida daquela mulher, garantindo sua sobrevivência no seu futuro.

 

Muitos buscam hoje o que é passageiro, quando deveriam deixar Jesus resolver o que é realmente importante: ele quer devolver a vida. E ele assim o faz quando deixamos que chegue ao coração; que manifeste sua compaixão; que aplique sua palavra ao nosso coração; que mude nossa vida pelo seu poder; que abençoe nossa vida com o maior de todos os presentes – a vida eterna. 

 

Para concluir quero dizer que:

O desejo do Senhor é confortar sua vida, é fazer-se presente em seu coração e mostrar por sua palavra todo o poder e todas as grandes promessas que tem para a sua vida. 

 

Ele deseja secar suas lágrimas e deseja conduzir seus passos até o dia em que, definitivamente, secará as lágrimas de seus olhos. Então não haverá mais dor, pranto, tristeza, separação, frustração ou morte, uma vez que as primeiras coisas terão passado (Apocalipse 21.4). 

 

Deixe-o entrar em seu coração. Receba e confesse Jesus em sua vida como seu Salvador e Senhor. 

 

Com a chegada de Jesus o enterro virou festa; as lágrimas de dor em lágrimas de alegria; o caminho também mudou – o rumo era o cemitério, mas agora, é o da vida. Deixe Jesus fazer esta obra em seu coração também. Amém!

 

© 2023 por Consultoria de sucesso. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Wix Facebook page
  • Twitter Classic
  • Google Classic
bottom of page